Quem Somos

nossa missão

A Fundação Allamano em Portugal é uma instituição particular de solidariedade social que se dedica a acompanhar e intervir socialmente, promovendo a inclusão e melhorando a qualidade de vida de grupos vulneráveis. É associada à congregação dos Missionários da Consolata e tem como objetivo principal o desenvolvimento social através de práticas de inclusão e bem-estar.

A fundação recebeu, em 2022, o Prémio Direitos Humanos pelo seu trabalho de acolhimento e integração de crianças e jovens refugiados.

fundacao allamano

Visão

A visão da Fundação Allamano em Portugal é a de ser um agente de transformação social, inspirada pelos ensinamentos do seu fundador, São José Allamano, para promover a dignidade e a inclusão dos mais vulneráveis na sociedade.

Aspetos da visão

Valorização da dignidade humana: Promover a dignidade humana como um passo fundamental para a evangelização. Isto manifesta-se através do seu trabalho de apoio e integração de refugiados, idosos e outros grupos marginalizados.o

Respostas a necessidades emergentes: Manter um horizonte amplo e atento às grandes questões sociais da atualidade, respondendo às necessidades de populações que vivem nas periferias do mundo, seja por minorias étnicas, por pobrezas urbanas ou por crises como a de refugiados.

Espírito missionário: Perpetuar a missão de levar a esperança e a consolação de Jesus Cristo e do seu Evangelho a todos os povos.

Comunhão e cooperação: Promover a missão em união, como uma família, onde todos trabalham juntos para o bem comum.

Promoção da justiça e da paz: Atuar na promoção da justiça, da paz e do respeito pelos direitos humanos, como evidenciado pelo prémio Direitos Humanos recebido em 2022.

Valores

Os valores da Fundação Allamano em Portugal estão alinhados com o carisma e os princípios do seu fundador, São José Allamano, e dos Missionários e Missionárias da Consolata.A sua atuação reflete os seguintes valores:

Serviço: Dedicação ao serviço humanitário e à ajuda aos mais necessitados, como demonstrado pelo apoio a refugiados, idosos e estudantes em situações vulneráveis.

Missionariedade: Compromisso com a missão de anunciar o Evangelho e servir o próximo, promovendo a salvação de todos os seres humanos através da melhoria das suas condições de vida.

Valorização humana: Foco no bem-estar, na dignidade e na qualidade de vida das pessoas, promovendo a sua inclusão na sociedade.

Disponibilidade: Abertura e prontidão para responder a necessidades emergentes, como o acolhimento de refugiados em momentos de crise.

Solidariedade: Responsabilidade social e compromisso com o apoio a grupos vulneráveis, uma prática que foi reconhecida com o Prémio Direitos Humanos em 2022, devido ao trabalho de acolhimento e integração de crianças e jovens refugiados.

Comunhão fraterna: O “espírito de família” é um aspeto fundamental do carisma da família da Consolata, sustentando o acolhimento e a integração.

Princípios

A Fundação Allamano de Portugal, enquanto instituição particular de solidariedade social (IPSS), orienta a sua atuação pelos princípios do seu fundador, São José Allamano, e dos Missionários da Consolata. A sua intervenção junto de grupos vulneráveis reflete estes valores e diretrizes. Os princípios que guiam a Fundação Allamano são:

Os princípios que guiam a Fundação Allamano são:

Santidade e serviço aos outros: São José Allamano enfatizava que um verdadeiro missionário deve, antes de tudo, procurar a santidade, pois “quando o bem é feito, deve ser feito bem”.

Dignidade humana: O principal objetivo da missão é a evangelização, mas sempre de mãos dadas com a melhoria das condições de vida das pessoas. A fundação, ao apoiar idosos e refugiados, materializa este princípio, demonstrando que a religião deve trazer uma vida melhor na Terra, e não apenas no Céu.

Solidariedade:A fundação demonstra uma forte responsabilidade social e humanitária, refletida no seu trabalho com refugiados e idosos, mostrando a sua disponibilidade para responder a necessidades urgentes.

Comunhão fraterna: O “espírito de família” é um aspeto fundamental do carisma da família da Consolata. Este princípio sustenta o acolhimento e a integração de pessoas que se encontram em situações de vulnerabilidade.

Missão e valorização humana: O propósito da fundação é “cooperar com Deus na atuação do seu projeto de salvação”, um projeto que se manifesta através do apoio a populações marginalizadas, como minorias étnicas, refugiados e idosos.

Nossa Equípa

Gerente

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.