• Bem-vindo à Fundação Allamano
  • VolunteerTorna-te voluntário
  • Helpline91 282 60 05

Image

O beato José Allamano, que dá nome à nossa Fundação nasceu a 21 de janeiro de 1851, em Castelnuovo Don Bosco, na região do Piemonte (norte de Itália). Em 1880 foi nomeado reitor do santuário de Nossa Senhora da Consolata em Turim, onde serviu a Igreja durante 46 anos. Compreendendo claramente que todo o sacerdote é missionário e constatando a abundância de clero nas dioceses do Piemonte, fundou o Instituto Missionário da Consolata em 29 de janeiro de 1901. Em 1910 fundou o Instituto das Irmãs Missionárias da Consolata. Faleceu em 16 de Fevereiro de 1926 e foi beatificado por João Paulo II em 7 de outubro de 1990. Em Março último, o processo de canonização foi encerrado e enviado para a Congregação para a causa dos Santos, no Vaticano A sua vida e a sua obra, como reitor do santuário da Consolata e como fundador de famílias missionárias, foram totalmente iluminadas e marcadas pela presença e pelas atitudes de Maria, a quem atribuía o êxito do seu serviço apostólico na Igreja local e na Igreja missionária.

Image

Os Missionários da Consolata vieram para Portugal em 1943, através do P. João De Marchi (na foto) e cresceram à sombra do Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Atualmente têm comunidades de vida missionária em Fátima, Águas Santas, Cacém, paróquia de São Marcos, Lisboa e Zambujal (Amadora), paróquias de Palmeira (Braga), donde coordenam todas as suas atividades. A Fundação Allamano é uma iniciativa deste instituto e, por isso, goza do seu carisma e orientação. Nos corpos sociais estão presentes: o P. Bernard Obiero, o P. Agostinho Silva e o P. André Ribeiro (Conselho de Curadores); o P. Manuel Magalhães é o presidente do Conselho Fiscal. Como assistente espiritual contamos com a colaboração do P. João Monteiro. Estamos gratos pelo seu apoio e colaboração!

Fundação Allamano

A Fundação Allamano, foi criada por iniciativa do Instituto Missionário da Consolata (IMC). É uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e tem como principal missão promover e dignificar todas as pessoas mais necessitadas. A Fundação Allamano foi criada com o objetivo de acompanhar e de intervir socialmente através de práticas que visam promover e contribuir para a inclusão, a melhoria do bem-estar e a qualidade de vida dos grupos mais vulneráveis da sociedade. A Fundação Allamano pauta a sua atuação pelos princípios orientadores definidos na Lei de Bases da Economia Social, bem como pelo regime previsto no Estatuto das Instituições Particulares de Solidariedade Social. A Fundação Allamano, orienta a sua ação social, educativa, formativa e evangelizadora à luz da Doutrina Social da Igreja e do carisma missionário do Instituto Missionário da Consolata.

• #fundacaoallamano
  • #consolata